segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Professora, o que é ... [III] BUCÓLICO?

"Bucólico" é um adjetivo muito ligado à estética Árcade e ao "fingimento poético" burguês que retoma temáticas clássicas para se diferenciar do estilo Barroco.

No dicionário Houaiss encontramos as seguintes definições:

bucólico adj. (sXVI) 1 relativo aos pastores de qualquer tipo de rebanho e seus animais 2 relativo à vida e aos costumes do campo; campestre 2 p.ext. relativo à natureza, à vida natural 4 fig. sem malícia, puro, ingênuo 5 p.ext. que tem graça, gracioso 6 p.ext. que ama o campo e a natureza

É muito comum associar o bucolismo apenas à estética Árcade, mas esse estilo já era praticado pelos clássicos gregos. Na lenda grega, a Arcádia era um lugar dominado pelo deus Pan e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor.

Se pensarmos na necessidade de reflexão que o mundo contemporâneo nos tem imposto, é possível dizer que um pouco da proposta árcade é hoje totalmente atual. Com todas as discussões sobre a exploração desenfreada dos recursos naturais, a gente precisa mesmo voltar a pensar em como levar uma vida mais simples, menos consumista.

Tem um texto super bacana sobre isso aqui, vale a pena demais lê-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário